quinta-feira, 29 de abril de 2010

Imitações...


"Alguém disse um dia que “a imitação, é a forma silenciosa de fazer um elogio”.


Vêm isto a propósito de uma foto, que me enviaram e que reproduzo, tirada num pseudo gabinete de prova de uma das muitas costureiras ou pseudo estilistas que confeccionam vestuário.


Nada tenho contra as modistas ou costureiras que trabalham em suas casas e que tentam fazer face a vida, apesar da concorrência na maioria das vezes desleal que fazem às Empresas legalmente constituídas e que pagam os seus impostos, ao contrario desses biscates feitos à socapa que em nada contribuem para a Sociedade mas que muito exigem dela, mas isso são assuntos para outros fóruns.


O que me deixa entristecida é que alguém use uma imagem de outrem para valorizar o seu trabalho, sem que tenha a dignidade de identificar os autores da obra.


Acredito que a maior parte das pessoas não tem a mínima noção das horas, dos meses, dos custos, das pessoas envolvidas, do trabalho e principalmente do talento de inúmeras pessoas para que se consiga chegar ao “simples” resultado final de uma imagem que depois alguém simplesmente recorta de uma revista e apresenta como sua.


Este desabafo não é tanto por mim mas principalmente por todas as Pessoas anónimas que comigo trabalham (as minhas assistentes, as minhas modistas, as manequins, os fotografos, as maquilhadoras, as cabeleireiras, a equipa de produção, a equipa pós-produção, os serviços administrativos, etc ) e que silenciosamente se revoltam porque de uma forma leviana nos “roubam” os nossos mimos, onde se revêem e orgulham, e a quem aproveito publicamente para enaltecer o profissionalismo, capacidade de inovação e talento e a quem deixo o meu eterno agradecimento e reconhecimento.


Continuarei, assim como tantos outros designs de moda, a criar novos conceitos, novas obras, novas ideias e a assistir aos que simplesmente sabem copiar, e por norma mal, mas que passam toda a sua existência como meras fotocopiadoras, sem nada criarem, sem nada contribuírem para o mundo da Moda.


Deve ser frustrante utilizar o plágio como forma de vida.


“A imitação, é a forma silenciosa de fazer um elogio!”
Concordo em absoluto, mas magoa ver alguém tirar proveito da usurpação do nosso trabalho. "
S.A.